sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Akira e Moska rumo à Argentina

Foto: Leandro Moska

O skatista Akira Utida, 17 anos, e o fotógrafo Leandro Moska, 24, ambos de Campo Limpo Paulista, embarcam na próxima quarta-feira, dia 3, para a Argentina. A dupla irá se encontrar com a equipe profissional da marca paulista ‘Black Sheep’ e demais skatistas profissionais. Juntos, eles passarão de uma a três semanas andando de skate, fazendo fotos e filmando por diversas cidades argentinas, como Buenos Aires, Mendonza e Mar Del Prata. Moska conhece bem alguns picos dos “Er Manos” argentinos. Ele esteve por lá no ano passado. Recentemente ele passou três meses Europa e voltou há três semanas ao Brasil. Já o jovem Akira, que é um dos amadores de maior destaque da região, embarca para a sua primeira viagem fora do país. O plano é um andar de skate e o outro fazer fotos em terras argentinas para ser publicadas em revistas especializadas. Boa sorte!

Acrobacias aéreas agitam o Parque da Cidade

Fotos: Pedro Danthas

Os maiores nomes do aeromodelismo nacional apresentarão um show de acrobacias aéreas no céu do Parque da Cidade, em Jundiaí, no 2º Encontro Regional de Aeromodelismo GAPC, que ocorre neste final de semana, 30 e 31 de outubro. A atração é a equipe Paulo Medina Air Show, principalmente, o comandante Medina e sua aeronave alemã Extra 200. Ele fará uma apresentação única hoje às 16 horas, imperdível. A entrada é gratuita.


A aeronave Extra 200 é um modelo único disponível na América Latina para demonstração aérea e o mais moderno para a modalidade no mundo. Ao final da apresentação o comandante realizará sessão de fotos, autógrafos, distribuição de brindes e um sorteio com kits Air Show. As apresentações dele estão programadas para acontecer hoje as 10 e 16 horas, e amanhã, às 16 horas.

Ação Social
Através do Projeto Asas da Solidariedade, a Equipe Paulo Medina Air Show contribuirá com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer doando parte do patrocínio do show aéreo. Toda a verba arrecadada no evento também será revertida para o Grendacc. Este ano o principal objetivo é colaborar na reforma do hospital para aumentar o atendimento às crianças com câncer da região.

Serviço
Data: 30 e 31 de outubro
Local: Parque Cidade
Endereço: Rodovia João Cereser, km66, Jundiaí - SP
Entrada franca.
Estacionamento gratuito (2500 vagas)

Jundiaí estreia na canoagem e canoa havaiana


Em Jundiaí não tem mar, mas tem a represa da DAE, e, foi neste local que os atletas da cidade de canoagem e canoa havaiana se prepararam para estrear nos Jogos Abertos do Interior em Santos, pelas modalidades extras. A competição começa terça-feira, dia 2, e segue até o dia 14. A equipe é formada pelos alunos do projeto náutico da Prefeitura Municipal realizado gratuitamente no Parque da Cidade, onde está localizada a represa da DAE. Segundo o técnico Kuka, a modalidade de canoagem terá um atleta e na de canoa havaiana serão seis atletas. Todos os competidores foram selecionados no último final de semana durante o Festival Náutico do Parque da Cidade. Kuka não tem ideia de como será o desempenho jundiaiense nestas duas modalidades, pois as competições serão realizadas em pleno mar. “Nossa intenção é participar”, afirmou Kuka.

Revista CemporcentoSKATE completa 15 anos


Nesse mês a revista CemporcentoSKATE está comemorando 15 anos. A edição comemorativa é especial de fotografia e os registros do staff foram feitos por diversos cantos do Brasil e do mundo. Logo na capa, um switch heelflip de Luan Oliveira ao pôr-do-sol às margens do Lago Paranoá, em Brasília. Uma foto que chama atenção de qualquer leigo quando vê na banca de revistas. Além das 66 páginas dedicadas aos cliques arrojados, a edição traz as colunas de Rodrigo Kbça, Douglas Prieto, Fabio Bitão e as seções fixas.

Fonte: Sidney Arakaki (EXPN)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Resultados do Jundiaí Radical

Foto: Dorival Pinheiro Júnior

No último final de semana (23 e 24/11), mais de mil pessoas compareceram no Complexo Esportivo José Brenna “Sororoca”, em Jundiaí, onde foi realizado a primeira edição do Jundiaí Radical. O evento que reuniu atletas de skate, street bike e in line, foi o primeiro neste formato realizado em Jundiaí e o primeiro grande evento após as obras na pista. Compareceram atletas de Minas Gerais, Santa Catarina e diversas cidades do Estado de São Paulo.

Confira os vencedores de cada modalidade

Skate
1º Luan Pinheiro
2º Saulo Almeida de Freitas
3º Jenifer de Melo

In line
1º Fabio Bastos Jr. (Madruga)
2º Daniel Altherman (Corda)
3º André da Silva Ferreira (Mendigo)

Street bike
1º Leandro Cañas
2º Denis Canina
3º Leonardo dos Santos (Chokito)

sábado, 23 de outubro de 2010

Hélcio Silva está de volta


O skatista profissional de Jundiaí, Hélcio Silva, 32 anos, está de volta à cidade após morar por cinco anos na Europa. Para quem não conhece, Hélcio foi o primeiro skatista jundiaiense a se profissionalizar com um model de shape assinado, na época ele tinha o patrocínio da empresa de shape 'Perfect Line'.
Com muita experiência na bagagem, o skatista pretende iniciar um projeto deste segmento pelo país, junto com a esposa suíça, que chagará ao Brasil em breve. O jundiaiense conheceu sua atual mulher em Barcelona (Espanha), casou, e virou um cidadão suíço-brasileiro.
Durante o tempo em que esteve fora conheceu diversas cidades europeias, disputou alguns campeonatos profissionais em algumas delas e desenvolveu projetos sociais voltados ao skate em Berlim (Alemanha) e na própria Suíça. Hoje, falando cinco idiomas diferentes, Hélcio fala como a vida dele mudou após ter embarcado para um país desconhecido. "Todo este tempo fora valeu muito a pena. Mas é sempre legal voltar para a cidade e estar junto com os amigos", falou.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jogos Abertos do Interior


A modalidade mountain bike downhill foi incluída nos Jogos Abertos do Interior como modalidade extra e Jundiaí estará presente com a mesma equipe que conquistou o vice-campeonato nos Jogos Regionais. Neste ano, os Abertos será disputado na cidade litorânea de Santos e será realizado entre os dias 1º e 14 de novembro. Além da MTB outras modalidades foram incluídas e a cidade aproveitará o embalo para levar atletas de vela e canoagem, pólo aquático e triatlo.
Nas provas de downhill, marcadas para o dia 7/11, Jundiaí terá um reforço de peso na equipe. Segundo o coordenador da equipe, Déda, o piloto Thiago Velardi, voltará do Canadá neste dia 1º/11 e se reunirá a equipe jundiaiense na sequência. "Com a confirmação do Thiago teremos condições de brigar pelo título", informou o treinador Déda.
No total, a cidade estará representada no downhill e MTB por uma equipe formada por três homens e uma mulher cada.

Mostra Internacional de Filmes de Montanha: 10 anos


Adrenalina, emoção, superação, tudo isto pode ser visto na 10ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, que começou ontem, quinta-feira, 21, e segue até este domingo, dia 24 de outubro, no Cine Odeon Petrobras, no Centro do Rio de janeiro. Este ano o evento completa 10 anos e terá algumas novidades com relação a última edição. Durante a mostra o publico vai poder assistir exibições de filmes nacionais e internacionais.

O evento é composto pela Mostra Competitiva nacional e pelo World Tour do Banff Mountain Film Festival. Já entre os filmes brasileiros foram escolhidos 12 trabalhos, que serão exibidos durante o evento. Eles concorrem ao Troféu Corcovado nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Os vencedores serão escolhidos pelo júri oficial e pelo júri popular.

Além dos filmes, o público também poderá ver a exposição fotográfica “Caminho Teixeira em Cena”, de Silvia Batalha e Luiz Paulo Leão e participar do lançamento de livro “Guia da Ilha Grande', de Fernanda Lupo e Marcio Bortolusso.

Mais informações no site:
http://www.filmesdemontanha.com.br/

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Segurança total

Se Joga!!!

A maioria das pessoas imagina que saltar com paraquedas de um avião e cair em queda livre a 220 km/h é um risco de vida muito grande, mas poucos sabem que os aventureiros que fazem isso possuem os aparelhos de segurança mais sofisticados do esporte de ação. Eles necessitam de toda a tecnologia para que possam pousar sãos e salvos em terra firme.
Realizamos o teste in loco a convite do editor da Revista Griffe, Flávio Andrade, na escola de paraquedismo em Boituva, localizada no Centro Nacional de Paraquedismo (CNP) e, o teste confirmou que de perigoso, o salto de paraquedas só tem mesmo é muita emoção.

Preparação
O salto escolhido pela reportagem foi em dupla, ou seja, com instrutor. Isto porque para saltar sozinho, a pessoa precisa passar por uma rigorosa avaliação de acordo com as normas da aviação. O companheiro de aventura Flávio Andrade já havia realizado um curso teórico de oito horas e por causa disso recebeu a habilitação para saltar individualmente, mas no seu 17º salto, ele ainda solicitou a companhia de um instrutor para saltar a seu lado, no caso do editor da revista Griffe quem o acompanhou foi à instrutora Julie Vidotti, 27 anos, uma das poucas mulheres do país que se aventuram nesta profissão.
O instrutor que acompanhou a reportagem em seu primeiro salto foi o experiente paraquedista, Otávio de Camargo Júnior, de 39 anos e 19 deles dedicado a esta prática esportiva. Tavinho, como é conhecido, possui o título de recordista sul-americano de formação em queda livre, conquistado em 1997, na Flórida (EUA). Em seu currículo são mais de 4.200 saltos e um deles custou à guarda da sua filha por um ano, conforme ele explica: "Quando minha filha tinha sete anos ela pediu para saltar e eu a levei a 1.500 metros de altitude e saltamos juntos. Ela adorou, mas a mãe dela, minha ex-esposa, ficou furiosa e não deixou eu chegar perto da minha filha por um ano. Mas minha filha tem vontade de saltar de novo".
Antes de entrar no avião, o dobrador de paraquedas Beto "Strepe" me explicou que existe a possibilidade do equipamento falhar, mas essa possibilidade é de apenas 1%. E, se essa porcentagem mínima ocorrer existe um dispositivo que abre automático o paraquedas reserva. "O paraquedas é revisado a cada seis meses, o mesmo tempo em que é dobrado o reserva", disse Strepe.

O salto
Foi com este insano instrutor, que este humilde repórter subiu numa aeronave com capacidade para 15 paraquedista. Neste dia havia oito pessoas - além da reportagem, a namorada Sarah que aproveitou o embalo e não se intimidou, Flávio, Julie e mais dois loucos. Quando sobrevoamos as nuvens a porta se abriu e a 1.500 metros de altura dois paraquedistas saltaram primeiro do avião. Eles estavam treinando salto esportivo, mas a imagem deles saltando do avião assustou.
A instrutora Julie fechou a porta, o barulho do vento cessou um pouco, e continuamos subindo. A três mil metros, começou a preparação, o instrutor revisou algumas dicas em terra firme e a porta se abriu novamente. O barulho do vento é assustador e um de cada vez foi saltando do avião: primeiro Flávio e Julie, depois Sarah e o instrutor dela, e por último a reportagem.
É tudo muito rápido. Na porta do avião avistei Sarah e o instrutor sumindo nas nuvens, na sequência a contagem: três, dois, um... Não a tempo de pensar, quando se toma conhecimento da situação de cair a 220 km/h. São 45 segundos de queda livre, mas parecem muito mais. Já sonhei algumas vezes que estava voando, quando criança brincava de voar como superman, mas desta vez não estava voando e sim caindo e era realidade. Só que não parece, a sensação de pular de paraquedas é de estar flutuando com um vento imenso na cara. Não dá para pensar em nenhum problema, de nada, nem imaginar que algo pode dar errado e o paraquedas não abrir. A sensação de cair em queda livre é algo diferente de tudo que existe em terra firme.
Quando a velocidade parece se tornar maior, o paraquedas se abre. A velocidade diminui e a euforia aumenta consideravelmente. Com tanta adrenalina não dá para ficar calado. A queda com o pára-quedas aberto dura uma média de 15 minutos, nesse tempo me lembro de ter agradecido a Deus por estar vivo e ter admirado a paisagem. Acabei mesmo realizando um sonho.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ortiz é bicampeão do Dew Tour


O norte-americano Chaz Ortiz é o campeão do Dew Tour 2010 no Skate Park. A etapa final aconteceu na última sexta-feira (15), em Las Vegas (EUA). Ortiz foi o mais constante nas competições que passaram pelas cidades de Boston, Portland e Salt Lake City. Acumulou duas terceiras colocações e duas vitórias. Em 2008, aos 14 anos idade, ele já havia ganho seu primeiro Dew Tour.
A competição final aconteceu numa pista bem diferente de todo circuito. Uma série de obstáculos cruzados, exigindo constância para que as manobras se encaixassem em sequência. Na primeira fase, apenas Fabrízio Santos avançou. Carlos de Andrade, Danilo do Rosário e Rodolfo “Gugu” Ramos, presenças constantes nas finais, não marcaram pontuação suficiente. Mas Fabrízio finalizou na nona colocação.
Greg Lutka, então líder do circuito e com vaga garantida na final, não conseguiu encaixar as manobras e terminou na décima colocação. Assim, o único que podia ameaçar Ortiz era Ryan Sheckler. Ryan foi o campeão do circuito em 2009 e estava marcando as maiores pontuações da final. Mas Ryan cometeu erros primários que lhe tiraram muitos pontos e lhe deixaram apenas na terceira colocação. Em segundo ficou o canadense Ryan Decenzo, que apesar de ter competido o Dew Tour em 2009, se profissionalizou esse ano. No ranking final, Decenzo terminou em quarto, mesma posição de 2009.

Fonte: ESPN Brasil


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Slater vence em Portugal e se aproxima do 10º título


Kelly Slater venceu a final do RipCurl Pro Portugal, a 8ª etapa do WT 2010, e se aproximou do 10º título mundial de sua carreira. Na praia dos Belgas, em Peniche, Slater enfrentou Jordy Smith na final e assumiu a liderança da competição. A próxima etapa acontece em Porto Rico.

A próxima etapa será em Porto Rico

Fonte: ESPN Brasil

Prêmio EXPN

Fomos selecionados para concorrer ao prêmio de melhor blog de ação, num concurso promovido pela ESPN. Estamos competindo com mais de 100 blogs e todos serão analisados por colaboradores da ESPN Brasil. O vencedor do prêmio EXPN leva R$ 5 mil. De todos os blogs inscritos apenas cinco serão selecionados para a final e a divulgação do vencedor será no dia 8 de novembro. Agora é torcer!!! Quem quiser conhecer os blogs selecionados podem acessar: www.espn.com.br/premioexpn.

Jundiaí Radical

No próximo final de semana, dias 23 e 24, a Evolução Esportes Radicais com o apoio da Prefeitura Municipal e Assessoria da Juventude promovem a 1ª edição do Jundiaí Radical, com campeonatos de bike, skate e in line, no Centro Esportivo José Brenna “Sororoca”.
O torneio será destinado a competidores das categorias “open”, amadoras e profissionais de street. A expectativa é que cerca de 150 atletas participem do evento pelas três categorias que terão premiação aos dez primeiros colocados. As inscrições são limitadas e gratuitas e estão disponíveis via internet pelo site: http://www.jundiairadical.com.br/.
Na noite da próxima sexta-feira, dia 22, está programado uma festa de abertura no bar Rock’n Beer, localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 259, Centro. A balada terá show ao vivo e exibição de vídeos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brasília pode abrir temporada 2011 do Mundial de Motocross Freestyle


Os organizadores do Red Bull X-Fighters, campeonato mundial de motocross freestyle, confirmaram que Brasília é uma das cidades candidatas a receber uma das seis etapas do mundial em 2011. O calendário do ano que vem deve ser oficializado nas próximas semanas.
Neste ano, o campeão foi o americano Nate Adans “O Destruidor”, que selou seu segundo título consecutivo no último dia 3. A última etapa foi realizada em Roma. O torneio também teve visitas à Cidade do México, Egito, Moscou, Madri e Londres. No total, foram 770 saltos e 524 backflips completados pelos pilotos do X-Fighters em 2010.
Fonte: Red Bull Brasil

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Não precisa dizer mais nada...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ray Barbee toca em São Paulo neste mês


Neste ano de 2010 o Brasil está recebendo a ilustre visita de skatistas icônicos. Figuras importantes na história do skate, desde o Z Boy Tony Alva, à John Cardiel, Mark Gonzales, aos grandes nomes da atualidade como Chris Haslam, Benny Fairfax, Dennis Busenitz, entre outros. Em breve, o país receberá pela primeira vez, Ray Barbee, que no final dos anos 80 encantou o mundo com suas variações de manobras e o largo sorriso no rosto. Mas Barbee vem para tocar nas festas de lançamento do livro e documentário do seu atual patrocinador, a Element. “Make it Count – A História da Element”. O evento será realizado nos próximos dias 15 e 16, no Espaço Soma, na Vila Madalena.

Fonte: ESPN Brasil

Vida Sobre Rodas estreia no cinema em novembro


O aguardado filme "Vida Sobre Rodas" estreia dia 26 de novembro nos cinemas em circuito nacional. Protagonizado por Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias, o filme retrata a cena do skate no Brasil entre o final da década de 80 e começo dos anos 90, principalmente na pista Ultra Skate, na zona sul de São Paulo, e no Paço Municipal de São Bernardo do Campo. Fatos marcantes como a proibição do skate no município de São Paulo pelo prefeito Jânio Quadros, as visitas de Tony Hawk, Christian Hosoi, Lance Mountain e Tony Magnusson, eventos marcantes como o campeonato no prédio da Gazeta na avenida Paulista e o mundial de Münster, na Alemanha, de 1989, são costurados com depoimentos recentes e imagens de arquivo garimpados pelo diretor Daniel Baccaro. Orçado em 2,7 mi, Vida Sobre Rodas levou cinco anos para ficar pronto, e o resultado é um filme de 1h50 que fará uma geração de skatistas voltarem no tempo e terem orgulho da sua juventude sobre rodas.

Fonte: Sidney Arakaki (ESPN Brasil)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Final de semana perfeito para Mineirinho


Sandro Dias, o Mineirinho, teve um final de semana perfeito. No último domingo (26/09), acertou as manobras em Zurique, na Suíça, e conquistou o título do Skate Vert no Freestyle.ch, considerada um dos principais torneios do Velho Continente. A competição teve outras três modalidades – Freeski, FMX e Snowboard. Na véspera (sábado, 25/09), Mineirinho disputou o Crossover onde reuniu todas as modalidades numa só e o brasileiro conseguiu se classificar para a super final, mas perdeu para o representante do Freeski, Tom Wallish (EUA).

Fonte: ZDL

Um dia de aventura


A equipe de ecoturismo e esportes de aventura, Una EcoAdventure, promove “Um Dia de Aventura” na Pedra Grande em Atibaia no próximo dia 17, domingo. O passeio radical terá atividades de trekking, rapel e vôo-duplo em parapente a um custo de R$ 220, podendo ser parcelado. A saída está marcada para acontecer em Campo Limpo Paulista às 6h30 e os participantes não precisam se preocupar com equipamentos e acessórios. Mais informações pelos telefones: (11) 9660-4235 (Heber) ou (11) 7275-2627 (Fernando). Mais informações pelo site: www.unaecoadventure.com.br.

Old Is Cool


Há 33 anos andando de skate, o instrutor de CFC, José Sergio Zanetti Júnior, 47 anos, pode ser considerado um dos skatistas mais experientes de Jundiaí. Mas, foi obrigado a parar por alguns anos por causa do rompimento do ligamento de um dos joelhos. Mas após ver pela internet a modalidade Speed Downhill, a vontade de voltar a andar falou mais alto e ele montou o seu longboard. Hoje, ele é o único skatista da cidade que pratica esta modalidade. Quem passa pela avenida Antonio Pincinato, próximo a entrada do Eloy Chaves, já deve ter o visto descendo o declive a cerca de 90 km/h. Ele convida a galera que faz downhill a aparecer neste pico.
E por falar neste esporte, de 12 a 14 de novembro ocorre o campeonato internacional de speed no Rio Grande do Sul: www.malarraraproteutonia.com.