quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sustentabilidade


Tempos de mudança

O mês de setembro nos faz lembrar de datas sombrias, como as do 11 e 15 de setembro, só para citar as mais recentes. A primeira foi o ataque terrorista as torres gêmes em Nova York em 2001 que iniciou a primeira guerra do século XXI e a segunda representa o ínico da crise econômica mundial, no ano passado. Mas, conforme ensina o teólogo Leonardo Boff, crises são chances de mudança e amadurecimento. No caso da crise econômica ela revelou uma sociedade que se baseia basicamente no lucro e em governos que investem no desenvolvimento a qualquer custo, mas a própria Terra deu sinais de que essa maneira de pensar da sociedade pode levá-la a uma tragédia coletiva, por mais que poucos assumam isso.
Para milhões de pessoas, a crise econômica significou prejuízo, desemprego e principalmente fome, mas também foi um momento que o mundo parou para pensar em um novo modelo econômico, onde a sustentabilidade do planeta terá de acompanhar o desenvolvimento industrial. Isto é um avanço para quem deseja que as futuras gerações vivam com os mesmos recursos naturais que a Mãe Natureza nos proporcionou até o momento.
Santo Agostinho diz que "há duas fontes de aprendizado por que todos passam: Uma é o amor, porque o amor transforma e a outra é o sofrimento, porque nos purifica e nos faz mudar."
Se por infelicidade do destino o homem marcou o mês de setembro com datas tristes, a natureza faz deste período o momento mais colorido do ano com o início da primavera, uma época onde a natureza mostra-se no auge de sua beleza e que com sua simplicidade nos tem muito a ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário