segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fix To Ride: In Rio

Converse Skateboard restaura pista da Praia do Arpoador no Rio

Numa bela prova de amor ao skate nacional e a tudo que ele representa, a Converse Skateboard anunciou que vai patrocinar a reforma de um dos mais inusitados cartões-postais do Rio de Janeiro: o bowl da Praia do Arpoador.
A reforma, que começou no dia 25 deste mês e vai até 10 de setembro, traz para o País o projeto FIX TO RIDE, desenvolvido pela CONS pela primeira vez na Argentina. A ação tem como mote principal o resgate da história do skate por meio da reforma de pistas abandonadas. “Quando investimos na restauração de um espaço público tão incrível como o desse bowl, estamos investindo na verdade na história de quem já passou por aqui, assim como daqueles skatistas que têm este local como referência sócio-cultual, além de área de lazer”, afirma Frederico Naroga, supervisor da divisão Skate da Converse Brasil.
Foi para salvar o bowl da Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, do abandono que a ideia do projeto FIX TO RIDE foi adaptada e trazida para o Brasil. Isso porque o bowl carioca está para o cenário do skate local como o Pão de Açúcar para aqueles que visitam a cidade maravilhosa.
A obra, projetada nos anos 90 por Césinha Chavez, já foi palco de duas competições, uma delas internacional, e é um dos cartões-postais mais bonitos do skate no mundo. Fica dentro do Parque Garota de Ipanema, entre as praias de Copacabana e Ipanema, e apresenta uma vista privilegiada para o mar.
Com tanta beleza ao redor, o espaço já foi fotografado pelas principais revistas de skate do mundo é ponto turístico obrigatório entre os skatistas estrangeiros. No entanto, anos de abandono, problemas estruturais e desgastes naturais, apagaram um pouco a história recente dessa pista, que estava literalmente às moscas.

E é nas mãos do designer gráfico, skatista e proprietário do Petit Pois Studio, Felipe Motta aka MOTTILAA, o novo visual do bowl do Arpoador.
Para o bowl do Arpoador, Felipe convidou o artista gráfico Marcelo Ment para ajudá-lo a desenhar o espaço.
MOTTILAA e MENT estão trabalhando em uma ilustração que é uma salada de elementos Skate/Converse/Rio/Arpoador em preto e branco, pintados sobre o bowl coberto de tinta azul. “Isso pra combinar com o visual do lugar e lembrar as piscinas gringas!”, revela um pouco.
Além da pintura que ficará no bowl, o FIX TO RIDE promete mais interações com a arte. Nos dias 12 e 13, quem estiver por lá poderá conferir a exposição RE-Board com mais de 200 shapes de skate. Organizada pelo artista Alexandre "Sesper" Cruz, a apresentação também inclui a exibição de um documentário de 75 minutos sobre o universo do skate e seus principais personagens.
Em exposição também estarão os tênis da Converse Skateboard e os vídeos “Converse Square” e “O skate como ele sempre foi”. Para encerrar, no dia 13 de setembro, já está confirmado o show da banda Garage Fuzz, um dos maiores expoentes do rock alternativo brasileiro.

FIX TO RIDE
Quando: 12 e 13 de setembro.
Onde: Bowl do Arpoador, Parque Garota de Ipanema
Horário: 10 às 17 horas
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário